terça-feira, 12 de maio de 2015

Como evitar a desafinação de uma guitarra com cordas novas

Cordas novas e a constante desafinação

Quando colocamos cordas novas numa guitarra existe a tendência para, nos primeiros tempos, estar constantemente desafinada. Pomos cordas novas e afinamos perfeitamente e 1 minuto depois está desafinada. Afinamos novamente e 5 minutos depois continua desafinada. E andamos neste processo durante dias até conseguir manter a afinação das nossas cordas novas.
Porque? E como prevenir?

A constante desafinação da guitarra com cordas recentemente colocadas é devida à diferença de tensão que as cordas passaram a ter.
Vindas da fábrica, sem tensão alguma, passam a estar na guitarra afinada com tensões de 6 kg a 12 kg cada uma.
Ao longo do tempo o material, que forma a corda, vai cedendo pouco a pouco, até perder a elasticidade inicial e a variação da tensão reduzir.

Para diminuir este tempo, entre cordas novas colocadas e a afinação dessas cordas se manter por mais dias, podemos fazer o truque que abaixo descrevo.

Como evitar a desafinação das novas cordas?

Durante o enrrolamento da corda, podemos puxá-la para que seja enrrolada à tensão aproximada da corda solta afinada.

Isto é, desde estar sem tensão e enrrolar a corda até é tensão final, quando está correctamente afinada, devemos puxar a corda para ter a tensão aproximada dos tais 6 kg a 12 kg de força, dependendo do tipo e marca da corda.

Se não usarmos este método, o enrrolamento, que está quase sem tensão, iria ceder e reduzir a tensão da corda solta e cada vez que a corda soa e a guitarra vibra faz desafinar mais e mais.

Com este metodo, reduzimos o comprimento de corda que irá perder tensão, fazendo com que a guitarra se mantenha afinada por muito mais tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário